terça-feira, 18 de agosto de 2009

TRABALHO - TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A IMPORTACIA DO TWITTER E BLOGS NO MUNDO CORPORATIVO


Até bem pouco tempo atrás, quando ainda não existia a internet, as únicas formas de comunicação em tempo real eram provenientes do rádio e da televisão e vinham em mão única – éramos literalmente expectadores. Com o advento da web 2.0 e suas redes sociais, passamos de meros consumidores para fornecedores de informações. O twitter nos mostra o quanto poderíamos contribuir para a melhoria de diversos serviços e o nosso poder de expressão se expandiu ainda mais e nós só temos a ganhar, se fizermos bom uso dessas ferramentas. Este é um exemplo clássico da relevância das redes sociais, onde cada um escreve um pedacinho da história e compartilha conhecimentos. Na verdade, está mais do que na hora de os jornalistas prestarem atenção ao Twitter — e não me refiro a fazerem reportagens. Refiro-me a usarem-no profissionalmente. O Twitter é, entre outras coisas, uma fabulosa ferramenta sociológica. É uma ferramenta global. É verdade que é a todos os títulos admiráveis a quantidade de serviços feitos em cima do Twitter que surgem todas as semanas. O legal não está em instalar um script e sair seguindo todo mundo para depois parecer fodástico. O encanto está em poder conversar, debater, noticiar; em ajudar e ser ajudado. O Twitter é um microblog, em que cada post comporta somente 140 caracteres. A premissa principal é responder a pergunta "O que você está fazendo agora?". A mídia social funciona basicamente da seguinte forma: existem as pessoas que seguem e as que são seguidas. Ao postar uma mensagem no microblog, os seguidores do usuário a receberão automaticamente. Se alguém que o internauta seguir publicar uma frase, esta aparecerá na página principal. O objetivo do Twitter é disseminar informações e aumentar a rede de contatos. Um estudo divulgado nesta semana pelo NPD Group revelou que 52% dos internautas americanos conhecem o Twitter. O dado se refere ao primeiro trimestre de 2009. No quarto trimestre do ano passado só 22% sabiam da existência do site. Dado alguns dos últimos acontecimentos, não é difícil, acreditar que hoje esse número já seja bem maior. Mas o que tudo isso significa? O estudo não traz essa resposta, é claro, mas revela que os usuários do site consomem mais música e estão mais dispostos a pagar por ela. Na verdade, os usuários do site compram 77% mais música digital do que aqueles que não são. Além disso, 12% dos usuários do Twitter compraram música nos últimos três meses, contra 8% dos internautas em geral. Para Russ Crupnick, analista do NPD Group, “os usuários do Twitter são mais valiosos para a indústria da música do que as demais pessoas”. Este artigo poderia se intitular “Como as redes sociais podem se tornar uma benção” Há algumas horas publicamos o primeiro de uma serie de artigos sobre a importância das redes sociais. Só para comprovar que estamos antenados o Fantástico mostrou uma reportagem sobre as redes sociais. Tem gente com 1500 seguidores. Nesse momento o TWITTER está acima de sua capacidade, fruto da reportagem da TV. Graças a DEUS não perdemos a visão e continuamos antenados com as tendências do mundo da tecnologia que avança assustadoramente e numa velocidade estupenda, e tem muita gente que quando abrir os olhos já terá acontecido a tão temida revolução digital.
Acima falei sobre o TWITTER, que de uma certa forma é um mini BLOG.
Para responder a pergunta do trabalho em relação aos BLOGS, preferi relatar uma entrevista que encontrei na rede.

Para fã do futebol, vejam: http://twitter.com/futebolnarede
o Twitter está em todos os segmentos.

A importância de um BLOG para um profissional
Certa vez, ministrando uma palestra na FATEC de Ourinhos, fui questionado sobre os motivos pelos quais eu falo que é importante que as pessoas tenham um BLOG. Como eu tinha pouco tempo, eu dei uma resposta bem curta: “Um blog funciona como um comercial, você exibe um produto para vender. No caso, você está se mostrando, e acredite, as empresas/pessoas, estão olhando.” Vou citar um exemplo. Quando eu digito “db2 purexml” no Google, adivinhem o resultado que ele me traz? O primeiro e o segundo link levam para a página do produto na IBM, e o terceiro, leva para meu blog! Vamos supor que um DBA estava procurando conteúdo sobre isso e achou no meu blog, conteúdo que eu criei, então, ele vai ficar me conhecendo. Algum belo dia, a IBM me manda embora… Ai claro, vou procurar emprego, e em uma feliz coincidência, que nem chega a ser tão coincidência assim, o mesmo DBA que leu meu artigo sobre pureXML, pega meu currículo e lembra de mim! Ganhei o emprego! Enfim, é essa a finalidade principal de um BLOG profissional, se mostrar para as empresas e para a comunidade, tornando-se uma pessoa conhecida. Ainda mais falando-se em padrões abertos, open source, Linux, e cia… As pessoas que geram documentação, são muito conhecidas, um exemplo é o Piter Punk, que empresa que trabalha com Linux que não gostaria de ter ele no seu time? Crie conteúdo sempre Hoje em dia é importantíssimo criar conteúdo. As pessoas estão interessadas em sua opinião sim e precisam de sua contribuição. Ainda que as pessoas não comentem num Blog, você consegue ver o número de visitas ao mesmo e perceber que as pessoas vem de diferentes lugares atravéz de mecanismos de busca, portanto, é interessante sempre criar conteúdo e tentar postar sobre diferentes áreas para angariar visitas. Algo muito interessante, que eu mesmo ainda não fiz, é quando criar algum documento, anexar ao mesmo copia da licença que você optar, GPL por exemplo, liberando o mesmo para divulgação. Outro ponto que eu tambem não faço por falta de tempo, é postar em Inglês! Principalmente em nossa área, na qual, o profissional DEVE ao menos ter capacidade de leitura em Inglês. Para recém formados ou em formação Normalmente os estudantes são obrigados a gerar muita documentação, seja escrita, seja código fonte, etc. Então, uma belíssima idéia, é não deixar esse material gerado morrer na faculdade! Crie um blog e publique! É importante citar dois pontos importantes para estas pessoas: 1º- é importante ser profissional num blog. É obvio que você tem espaço para falar de jogo, futebol, etc… afinal, o blog é seu, mas tenha muito cuidado com a forma como você fala. Não vai adiantar nada escrever um artigo super interessante sobre computação quantica e publicar o mesmo assim: “@rtigo q escrivi sobre komputacaum cuantica”. O 2º ponto é – É importante se identificar. Não crie o “Blog do BOB” e se identifique como BOB no mesmo. Não vai dar certo. As pessoas precisam saber quem você é! Crie um sobre falando quem você é, seja claro, deixe seu e-mail. Para o profissional de TI Para o profissional, além de tudo que disse acima, é importante dizer que um BLOG não é algo infantil ou significa que você perde tempo “blogando”. Muitos presidentes de empresas, gerentes, altos executivos, tem seu próprio blog. Faz parte da cultura atual, e quem não tem, é que está ficando para tráz. Nunca é tarde para começar a blogar e criar e compartilhar conteúdo! Ainda dentro de uma empresa, faz-se mais importante ainda demonstrar suas capacidades de gerar documentação, agregando pessoas e mostrando opiniões em seu BLOG. Tenha certeza que seus gerentes vão tomar conhecimento de seus post e vão estar atentos a suas opiniões/artigos/etc, e isso, com certeza é um diferencial que vai ajudar o profissional a crescer na empresa. Várias empresas, tais como IBM, incentivam que seus funcionários mantenham blogs, pois os mesmos, tornan-se um canal de comunicação com os clientes, canal este que utiliza uma linguagem informal e faz com que a empresa se aproxime ainda mais dos clientes, tendo assim um grande diferencial. Então é isso, mãos na massa! Bloguem!

15 dicas para usar o Twitter profissionalmente e se destacar

1.Para começar, você terá de fazer uma escolha entre usar profissionalmente ou socialmente, como se fosse o Orkut. Se você pretende falar de trabalho, não escreva bobagens. Uma sugestão da jornalista e blogueira Sam Shiraishi (samegui) é criar um perfil profissional e sério e outro para falar bobagens, de preferência com pseudônimo.
2.Você terá de definir uma estratégia para usar o Twitter. Uma coisa importante é escolher quem você segue e como. Entre os twitteiros, há um debate sobre essa questão. Alguns defendem que você siga todo mundo que te segue. Um dos defensores dessa visão é o americano Guy Kawasaki (GuyKawasaki), que é seguido por 119 000 pessoas e segue outras 120 000. Se seu objetivo é networking, vá nessa. O publicitário Carlos Henrique Vilela (chmkt), de 28 anos, gerente de marketing da agência de turismo Multitur, de Belo Horizonte, Minas Gerais, segue mais de 10 000 pessoas e é seguido por um número semelhante. “Já consegui fazer contatos interessantes”, diz Carlos. O problema desse jeito de usar: você terá muita dificuldade para acompanhar o que milhares de pessoas publicam.
3.Você pode optar por seguir só quem realmente interessa profissionalmente, nem que sejam apenas dez perfis. O professor Silvio Meira adota uma regra simples, em uma só pergunta de 56 caracteres: “Quem são as pessoas que agregam mais valor à minha vida?”. Isso quer dizer selecionar e restringir assuntos e pessoas. Ao fazer isso, você filtra quem realmente publica coisas relevantes para o seu trabalho. Informações que, ao ler, você sente que inspiram, motivam ou lançam um olhar diferente sobre o assunto.
4.Procure também focar um pouco os assuntos que você publica (ou twitta). Esse uso especializado ajuda a fazer de você uma referência em determinado assunto, algo que pode ser positivo para sua carreira no mundo real. “Esse parece ser o uso mais bacana”, diz Edney Souza (interney), sócio da Pólvora!, consultoria de comunicação em mídias digitais e dono do blog Inter- Ney, um dos mais populares do Brasil. Uma dica importante é criar um perfil com um nome que complementa os assuntos que você cobre. Isso vai facilitar a associação entre o seu nome e o assunto.
5.Para ganhar destaque profissional na internet, o Twitter é uma ferramenta fabulosa. O desafio é ser uma fonte de conteúdo relevante para os outros twitteiros. Tente twittar e retwittar coisas interessantes. Conforme você é citado, aparece mais vezes nos resultados de busca. “Acho interessante porque o Twitter dá relevância em buscas no Google a custo zero”, diz Romeo Busarello (busarello), de 43 anos, diretor de marketing da Tecnisa e professor da ESPM, de São Paulo. Se você for relevante, as pessoas vão te seguir. Se você só publicar chatice, seus seguidores vão embora.
6.Se você está começando a publicar, fique antenado. No início, publique menos e leia mais. Sinta quem divulga as informações mais interessantes. “Procure seguir as fontes primárias, as fontes das pessoas que você segue”, sugere Edney. Na hora de retwittar, dê crédito.
7.Tenha um blog como apoio e use o Twitter para encaminhar pessoas para sua página pessoal. Assim, você terá mais espaço para desenvolver suas opiniões, sem o limite de 140 caracteres. Há programas como o TwitThis (twitthis.com) que twittam automaticamente os títulos dos posts do seu blog. Outra finalidade do Twitter é gerar tráfego. Muitas empresas já entenderam esse mecanismo e usam o Twitter para levar pessoas a seus sites. A loja virtual Camiseteria.com (camiseteria) usa essa técnica. No site, são os consumidores que elegem as estampas das camisas que serão vendidas. Toda vez que há uma nova eleição, Fábio Seixas (fseixas), de 32 anos, sócio da empresa que tem sede no Rio de Janeiro, mobiliza sua comunidade de seguidores no perfil da Camiseteria. Isso cria um ambiente de proximidade do consumidor com a marca.
8.Você pode optar por um uso extremamente focado. É o que faz Luiz Fernando Oliveira (weg_ir), de 43 anos, gerente de relações com investidores (RI) da Weg, fabricante de máquinas e equipamentos com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Ele usa o Twitter como canal de atendimento aos investidores da empresa. “A estratégia é complementar a comunicação convencional.” Oitenta pessoas seguem o RI da Weg. Parece pouco, mas as teleconferências para divulgação de resultados são acompanhadas por 60 pessoas em média. Por aí se vê o valor da ferramenta.
9.Se você lê textos em inglês ou em outro idioma, uma contribuição possível é “tropicalizar” as informações, isto é, complementar os links para perfis ou blogs do exterior com comentários relacionados à realidade brasileira. Se você tem um blog, discuta você mesmo a aplicação do assunto na sua realidade.
10.Fábio Seixas, da Camiseteria.com, também usa o Twitter para testar ideias. “Sabe aquele estalo que você tem e depois esquece?”, diz. “Agora, eu publico os insights na web e aproveito para ver se tem alguém pensando no mesmo assunto.” Se tiver, diz Fábio, o feedback é quase instantâneo.
11.Nunca use o Twitter como um programa de mensagens instantâneas. Muita gente faz isso, tornando públicas conversas privadas. Se você faz isso, as pessoas vão achar você chato e parar de te seguir.
12.O Tweepz (www.tweepz.com) é uma ferramenta para encontrar pessoas a partir da formação ou cargo dela. Em 26 de maio, por exemplo, o programa localizava 152 gerentes no Twitter. Outra ferramenta bacana é o WeFollow (wefollow.com), que ajuda você a achar pessoas de acordo com o assunto que elas twittam. A palavra Brasil, por exemplo, dava 157 resultados em 26 de maio. Como quem avisa amigo é, aqui vai um conselho: pense duas vezes antes de postar. Não fale mal de pessoas ou da empresa. As coisas se espalham rapidamente no Twitter. Quando você se dá conta, o dano já foi feito. Há o caso famoso de um americano que perdeu uma vaga na Cisco por escrever no Twitter que teria um salário bom, mas um trabalho chato.
13.Também há quem consiga contratar pelo Twitter. Na consultoria Pólvora!, Edney Souza contratou seis pessoas nos últimos meses que foram recrutadas a partir de contatos no Twitter. Da última vez, recebeu mais de 40 currículos. “Desses, pelos menos oito eram de profissionais gabaritados para a vaga”, diz Edney.
14.Lute pelo Twitter na sua empresa. Muitas companhias ainda não sacaram o potencial da ferramenta e bloqueiam o uso corporativo, alegando que o Twitter representa um risco para os sistemas de TI ou que as mídias sociais prejudicam a produtividade. “O maior inimigo dessas ferramentas dentro das empresas é o departamento de TI”, diz Silvio Meira, do Cesar. Como profissional, sua missão é mostrar as oportunidades que as mídias sociais trazem para o negócio.
15.Quer um exemplo de como há oportunidades de negócio no Twitter? Veja o caso da Tecnisa. Para não parecer fonte de spam e afugentar seguidores, em seis meses usando a ferramenta, a construtora nunca havia feito uma promoção. A estratégia sempre foi oferecer links para apresentações hospedadas no site da empresa. No mês passado, o gerente de mídias sociais, Roberto Loureiro, achou que estava na hora de tentar vender um apartamento pelo Twitter. A empresa ofereceu um vale-compra de 2 000 reais para o primeiro seguidor que comprasse um apartamento. Em uma semana, um imóvel de 500 000 reais foi vendido.

Fonte de pesquisas.:
-Varias paginas da net

- Revista VOCÊ S/A
-Entrevista com uma pessoa apaixonada com paginas de relacionamentos e postagem de depoimentos, orkut e MSN:
Minha filha Marina - 16 anos e internetoa...pois passa 90% do tempo na net..."atoa"

Um comentário:

  1. Excelente seu blog. Principalmente pela foto estrelada logo no começo. Com relaçao ao twitter e blog sinto que teve a percepçao da importancia de utilizaçao desta ferramenta e o diferencial que ela pode trazer. Principalmente estar aberto a mudanças. Parabens.

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